O lançamento do livro ''Física com Super-Heróis''
Sexta-Feira - 12 de novembro de 2021

Projeto de professores da FHO e demais instituições de ensino tem o objetivo de tornar as aulas de Física mais divertidas para professores e alunos, de forma gratuita.

Na noite de 04 de novembro, a FHO|Fundação Hermínio Ometto promoveu o evento de lançamento do livro ''Física com Super-Heróis''. A cerimônia foi realizada de forma virtual, com transmissão pelo canal da Instituição no YouTube, a fim de envolver convidados, espectadores e professores autores, ao vivo, de diferentes locais do país e do mundo. 

Na sala do Conselho Superior, no Campus da Instituição, estiveram presentes o Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite; o Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Antonio Mendes; o representante do Conselho de Curadores da FHO, Sr. José Adilter Zapparoli; o Supervisor de Ensino, Sr. Luis Carlos Zanebune, representando o Dirigente Regional de Ensino de Pirassununga, Sr. Anísio da Costa; e o professor e Coordenador do Núcleo Comum de Engenharia da FHO, Me. Huemerson Maceti, idealizador do projeto.

Reunidos virtualmente, os professores autores José Dirceu Vollet Filho (USP), Rafael Guolo Dias (FAU), Luiziana Aparecida Gonzaga (Secretaria de Educação de Cordeirópolis); Rodrigo Augusto Ferreira de Souza (UEA) e Raoni Thales de Medeiros Teixeira (IFRN) compartilharam suas experiências durante o projeto. Os demais autores do livro também estiveram presentes no chat, acompanhando a cerimônia e interagindo com os colegas e os espectadores.

Em sua abertura, o Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando, destacou entusiasmado algumas de suas passagens do livro preferidas, relacionadas aos heróis, assim como trechos do prefácio de Marcelo Gleiser e da introdução do Prof. Huemerson, que apresentam o propósito da obra. ''Eu confesso a vocês que devorei o livro! Como Engenheiro Civil, eu uso a Física - assim como todas as pessoas - todos os dias. (...) Aprendi coisas que eu não sabia, recordei muitas outras que tinha aprendido e alguns conceitos que já estavam apagados da minha cabeça. Li em um único fôlego e me diverti muito com o livro!'', comentou o Sr. Fernando.

O Prof. Dr. Mendes, Reitor do Centro Universitário, também destacou a dedicação dos autores durante a elaboração do projeto, em meio à pandemia. ''Estes 14 autores tiveram, dentro de si, um desejo maior de transformar e elaborar um material que servisse de apoio para os alunos e professores. Eles encontraram tempo para produzir um material que pudesse trazer benefícios para a sociedade. (...) Esse livro não pode ser comercializado. Ele será cedido de forma gratuita e certamente servirá como subsídio para os alunos. A força estava com eles, mas sem dúvida o conhecimento e o presente são nossos!'', comentou.

Durante sua fala, o Prof. Huemerson contou a história de amizade, colaboração, empenho e amor pela Física que permeou toda a criação do material e evolução do projeto. ''Gostaria muito de agradecer à Fundação Hermínio Ometto e ao Centro Universitário por terem abraçado rapidamente a ideia do grupo. Isso não tem preço. (...) Com o início da pandemia, percebemos que grande parte das escolas não teve acesso às aulas e materiais. Não por culpa de uma ou outra pessoa, mas pela própria situação do país. Alunos que, muitas vezes, não tinham aparelhos ou tecnologia para acompanhar as aulas. E que país podemos ter no futuro, se a educação não chega para as pessoas? Assim surge nosso projeto, um presente nosso para o futuro do país: os alunos de hoje. Este livro é totalmente gratuito, disponibilizado em versão digital para que qualquer pessoa, de qualquer lugar do Brasil possa ter acesso, com o objetivo de aproximar esses estudantes desta área, que nós amamos. (...) Um trabalho denso e sério, mas extremamente divertido e gratificante, criado pensando no impacto que pode ter na vida das pessoas'', comentou.

O livro é de autoria dos professores: Huemerson Maceti, Raoni Thales de Medeiros Teixeira, Tabata Vidal, Carlos Miranda Awano, Luiziana Aparecida Gonzaga, Rodrigo Augusto Ferreira de Souza, Lidiomar Rodrigues, Rafael Guolo Dias, José Dirceu Vollet Filho, Wadley Calegaro de Castro, Bruno Zaniboni Saggioro, Ivan José Lautenschleguer, Celso Luis Levada e Moabe Pina da Silva.

Confira a seguir a cerimônia completa de lançamento do livro e os depoimentos e mensagens de todos os autores: Clique aqui


O Projeto Física com Super-Heróis

O livro Física com Super-Heróis foi escrito por um time de 14 super professores da Fundação Hermínio Ometto (FHO), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade de São Paulo (USP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Colégio Puríssimo - Rede ICM de Educação, da Academia de Força Aérea (AFA) e da Florida Atlantic University (FAU), com o objetivo de tornar as aulas de física mais divertidas e atrativas e ajudar alunos e professores que não tem acesso à essas informações a (re)descobrirem a ciência.

A publicação conta com histórias dos super-heróis da Marvel, DC e dos grandes clássicos dos quadrinhos e da TV, e reúne mais de 160 exercícios adaptados, com resolução para facilitar os estudos e inspirar o aprendizado.

O acesso ao material pode ser feito pelo link e o livro já conta com mais de 7 mil downloads gratuitos. Além disso, exemplares físicos do livro estão sendo doados pela Fundação Hermínio Ometto (FHO) para mais de 260 escolas parceiras da Instituição, na região de Araras, para serem utilizados nas aulas de Física.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Como Chegar

Central de atendimento Central de Atendimento - FHO
Precisa de ajuda? Fale com um atendente