I Simpósio Rondon® SP - Extensão universitária a serviço do Brasil contou com mais de 400 participantes
Terça-Feira - 06 de abril de 2021

O evento virtual, realizado em parceria com a FHO, incluiu palestras e apresentação de trabalhos científicos na programação.

No dia 20 de março, o Instituto Rondon®? SP, em parceria com a FHO, realizou a 1ª edição do Simpósio Rondon®? SP - Extensão universitária a serviço do Brasil. Em virtude da pandemia de Covid-19, o evento foi realizado virtualmente pela Instituição e contou com mais de 440 inscritos, entre professores, alunos, ex-rondonistas e demais interessados no projeto.

O Simpósio teve como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências de atuação no Rondon® SP, além de motivar os professores e alunos a participarem de futuras ações. Para isso incluiu na programação a apresentação de trabalhos científicos e palestras, realizadas com o apoio das Instituições de Ensino Superior parceiras.

O Presidente do Instituto RONDON® SP, Prof. Me. Lindberg Clemente de Morais, foi um dos responsáveis pela abertura do evento e agradeceu à FHO pela parceria: ''Não se abre um trabalho do Rondon sem gratidão e a nossa gratidão sempre tem nome. Hoje, ela tem o nome da IES parceira. Estamos abrindo o primeiro Simpósio com uma certeza: chegamos aqui com muita resistência. E é essa a marca do Rondon ao longo da história. Nossa gratidão às instituições  parceiras, que não abrem mão de ofertar seus alunos, professores e sua equipe técnica para que o Rondon continue com este compromisso. O Rondon é um compromisso com o outro, e a certeza de que precisamos estar juntos, com o que temos e o que somos, para que a vida continue sendo bela. É isso que vamos tentar demonstrar, para que todos vejam que o Projeto continua com a chama acesa, sendo um compromisso social relevante para a efetiva formação da cidadania do povo brasileiro''.

O Reitor da FHO, Prof. Dr. José Antonio Mendes, também agradeceu os participantes e ressaltou a importância do projeto: ''É, para nós, uma honra muito grande reunirmos todos os interessados neste grande projeto. Quero agradecer os profissionais que trabalharam na divulgação e realização do Simpósio e também pela apresentação dos trabalhos, que demonstram o interesse da nossa comunidade acadêmica em atividades voltadas para a comunidade. (...) Espero, especialmente, que haja uma grande motivação dos professores e alunos de todas as instituições de ensino superior para que não deixem de participar deste importante projeto voltado para a comunidade, uma lição para a vida e para a cidadania'', comentou.

Ao longo do dia, as palestras foram apresentadas virtualmente, por meio da plataforma Zoom, reunindo dezenas de espectadores. Foram abordados os temas: ''Projeto Rondon: da formação acadêmica ao desenvolvimento de comunidades'' (Profª Dra. Monica Abranches); ''Integração e exercício da cidadania: a atuação do Projeto Rondon-SP'', (Prof. Dr. Celso Martins Pinto); ''Farmácia verde e o bem-estar do município'', (Profª Esp. Margarete Akemi Kishi); ''Endemias, epidemias e pandemias'', (Profª Dra. Ligia Lopes Devoglio); ''Vivência no Rondon'' (Sra. Maria Teresinha de Oliveira) e ''Projeto Gerando Valores: negócios superando a Covid-19'' (Prof. Me. Manoel Roberto Nascimento de Lima).

Ao final, foram apresentados os trabalhos científicos de alunos da Fundação Hermínio Ometto (FHO), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

A próxima edição do Simpósio Rondon® SP já tem data marcada: será realizada em junho de 2022 e terá como anfitriã a Universidade de São Paulo - USP.

Pré-evento contou com palestra sobre extensão universitária

No dia 27 de fevereiro, o Presidente do Instituto RONDON® SP, Prof. Lindberg, realizou a palestra ''Extensão Universitária e Projeto RONDON® SP'', transmitida ao vivo pela FHO no YouTube. Confira clicando aqui.

Sobre o Projeto Rondon® SP

Coordenado pelo Instituto Rondon®, o Projeto Rondon® SP visa a aproximação entre os estudantes e municípios atendidos, buscando consolidar no universitário o sentido de responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania e do desenvolvimento, contribuindo com a sua formação acadêmica. Além disso, as ações permitem a formação de agentes multiplicadores locais através de um processo mútuo de aprendizagem.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Segunda-feira
32°C
16°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar