Desafio de Engenharia Ponte de Macarrão na Gincananglo 2018
Desafio de Engenharia Ponte de Macarrão na Gincananglo 2018
Quarta-Feira - 30 de maio de 2018

Alunos do Anglo Araras participaram do Desafio de Engenharia "Ponte de Macarrão", apresentado pela FHO | Fundação Hermínio Ometto durante a Gincananglo 2018. Cada equipe reuniu um time de cinco integrantes - composto por alunos do 9º ano ao 3º colegial - para a prova, que teve início aqui na Instituição, com a apresentação das tarefas e regras da atividade pelo coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, Prof. Me. William Douglas Paes Coelho.

Os alunos tiveram uma semana de pesquisa e preparação, etapa determinada de acordo com as próprias estratégias do grupo, e apenas seis horas para construírem a ponte, separados em salas de aula. Habilidades como raciocínio lógico, solução de problemas, planejamento, organização e, principalmente, trabalho em equipe foram importantes para a execução e finalização da tarefa.

O resultado da prova veio na noite de sexta-feira, quando as equipes tiveram que testar suas estruturas com a inclusão dos pesos. O coordenador do curso de Engenharia Química da FHO, Prof. Dr. Ricardo Bruno, e o técnico Carlos Ferri arbitraram a prova, concluída com a vitória da Itália, com 80kg; seguida das equipes Espanha, com 46kg; Portugal, com 18kg e Alemanha, com 4kg.

O Desafio "Ponte de Macarrão" tem como regra que as pontes sejam construídas com massa de espaguete Barilla nº7, cola quente, cola epóxi do tipo massa, cola epóxi do tipo resina e fio dental; pesar no máximo 1kg; e ter 60 centímetros de comprimento. Vence a equipe que construir a ponte que aguentar a maior quantidade de carga, que será adicionada a cada 10 segundos, até a ruptura da estrutura.

Parabéns a todos os integrantes das equipes pelo desempenho e organização durante a prova!

Itália: Leonardo Pastre, Luca Romachelli, Vinicius Panosso, Victor Hugo e Bruno Favaro.

Portugal: Camila Mantoan, Marina Caravita, Mateus Franzini, Felipe Buzolim Franco e Yuri Ferreira Ito.

Alemanha: Bruna Cerri Pereira Camargo, Vitor Cerati, Matheus Kilian, Carlos Augusto Cabogrosso Covolan e Iuri Corrêa de Salles Barbosa.

Espanha: Pedro Eliseu Neto, Ricardo Donizeti Teixeira, César Elias Furlan, Felipe Castro e Caio Balloni Gonçalves.

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quinta-feira
28°C
12°C
Chuva: 0 % (0 mm)

Como Chegar