Centro de Experimentação Animal - FHO|Uniararas
Centro de Experimentação Animal
  • CEA
  • Objetivos
  • Links
  • CTC
  • Funcionários
  • Legislação
  • Formulários
  • Treinamento

O Centro de Experimentação Animal "Professor Doutor Luiz Edmundo de Magalhães", inaugurado em abril de 2008, é o local destinado a criação e manutenção de animais destinados a experimentação científica na FHO. Com uma área útil de 230 m2, o prédio foi construído dentro das mais rigorosas condições sanitárias visando abrigar roedores de diferentes espécies e modelos experimentais. Atualmente, é um setor de referencia para a condução dos experimentos de iniciação científica e pós-graduação na Instituição, atendendo os departamentos na execução dos protocolos dentro das normas éticas no cuidado e uso de animais de laboratório.

Estabelecer procedimentos de boas práticas para criação e manutenção de animais de laboratório, a fim de garantir organização dos registros, distribuição, prevenindo a sobreposição de atividades ou falta delas, além de manter as condições higiênico-sanitárias dos animais fornecidos para pesquisa e ensino e orientar os clientes no aproveitamento máximo dos mesmos.

SBCAL - COBEA - Sociedade Brasileira de Ciencias de Animais de Laboratório

Ir para o site

Charles River Laboratories, Inc.

Ir para o site

Jackson Laboratories

Ir para o site

National Health and Medical Research Council

Ir para o site

Sociedade Educacional "Fala Bicho"

Ir para o site

Whole Mopuse Catalogue

Ir para o site

National Center for 3Rs of Animal in Reserarch

Ir para o site

CEMIB - Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica na Área da Ciência em Animais de Laboratório

Ir para o site

Cornell Library Digital Collections - compilações variadas, sobre agricultura e matemática, por exemplo

Ir para o site

Conselho Técnico Científico

• Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto

• Prof. Dr. Thiago Antônio Moretti de Andrade

• Prof. Dr. Guilherme Ferreira Caetano

• Biólogo Edvaldo Costa - Bioterista

Docentes responsáveis

Prof. Dr. Marcelo Augusto Marretto Esquisatto

Prof. Dr. Thiago Antônio Moretti de Andrade

Prof. Dr. Guilherme Ferreira Caetano

Médico Veterinário

Dr. Matheus Eduardo Bortolansa da Silva

Bioterista

Biólogo Edvaldo Costa

Princípios Éticos na Experimentação Animal

• Todos os animais utilizados com propósitos experimentais devem ser adquiridos legalmente. Os padrões para cuidados devem estar de acordo com as leis locais, estaduais ou federais e com regulamentos institucionais como, por exemplo, Comissão de Ética em Uso de Animais (CEUA).

• As instituições científicas devem manter um comitê responsável pela orientação de uso e cuidados na experimentação com animais. Essa orientação pode ter como base as recomendações do SBCAL - COBEA (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal), ILAR (Institute for Laboratory Animal Resources), ICLAS e FELASA que são órgãos internacionais sobre a ciência de animais de laboratório.

• Apenas a pessoas treinadas e/ou sob a supervisão direta de profissional qualificado será permitida a execução de experimentos envolvendo animais vivos.

• Devemos ter em mente que os animais de laboratório são mantidos em cativeiro e isso nos torna responsável por seu conforto, manutenção em condições sanitárias, tratamento e alimentação apropriada.

• Especial atenção da CEUA para orientar o uso de drogas adequadas para qualquer procedimento que envolva possibilidade de desconforto ou dor garantindo analgesia, sedação ou anestesia.

Legislação

Lei nº 11.794, de 08.10.2008 - Regulamenta os procedimentos para o uso científico de animais.

Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009 - Dispõe sobre a composição do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA.

Requisição de animais - Destinado aos pesquisadores. Após a aprovação pelo CEUA, os pesquisadores responsáveis deverão solicitar ao CEA a aquisição de animais para seu período experimental. Realizar o preenchimento do anexo e enviar para o Coordenador do CEA, Prof. Dr. Thiago A. M. Andrade (thiago.andrade@uniararas.br).

Autorização para acesso ao CEA dos alunos - Todos os alunos que irão realizar seus experimentos no CEA deverão previamente preencher o anexo abaixo com especificação de dias e horas de acesso ao CEA, e após a assinatura do pesquisador/orientador, protocolar junto a recepção da Secretária de Pós-Graduação.

A partir do 1º Semestre de 2016, foi criada a disciplina de Manejo de Animais de Laboratório, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas, a qual também é aberta à alunos de Iniciação Científica. A referida disciplina tem como objetivo capacitar alunos em todos os níveis (graduação, especialização e mestrado) para a realização das atividades de pesquisa que incluam o uso de animais, tais como princípios éticos, manipulação, controle da saúde e bem-estar animal, anestesia e analgesia, biossegurança, eutanásia e modelos experimentais.

A disciplina é obrigatória para alunos em todos os níveis que irão trabalhar com animais de laboratório, bem como os alunos que necessitarem ter acesso ao CEA. O seu oferecimento ocorre em ambos os semestres do período letivo, com carga horária de 30 horas (aulas teóricas e práticas). O número de vagas é limitado, e deverá ser feito ao início de cada semestre. Para maiores informações entrar em contato com a Secretária do CEA, Sra. Daniela Guedes (danielaguedes@uniararas.br) ou com o Coordenador da Disciplina Prof. Dr. Thiago A. M. Andrade (thiago.andrade@uniararas.br)

Acompanhe nas Redes Sociais

Com quem você deseja falar?

Fundação Hermínio Ometto

Av. Dr. Maximiliano Baruto, 500

Jd. Universitário | Araras - SP

CEP: 13607-339

(19) 3543-1400

Clima em Araras

Quarta-feira
30°C
19°C
Chuva: 80% (5 mm)

Como Chegar